Os 25 padrões estratégicos que podem levar a equipe para o desempenho ótimo no PMAQ



1.       A(s)  equipe(s)  disponibiliza(m)  na  estrutura  da unidade:
a.       O horário de funcionamento da unidade de saúde
b.      A listagem (escopo) de ações/ofertas de serviços da equipe
c.       A escala dos profissionais com nome e horários de trabalho
d.      A informação de que participa do “Saúde Mais Perto de Você – Acesso e Qualidade (PMAQ)”
e.      O telefone da ouvidoria do Ministério da Saúde ou da secretaria estadual ou municipal de Saúde
f.        Crachás ou jalecos de identificação para todos os profissionais
2.       Esta  unidade  de  saúde  mantém  todas  as  suas atividades no horário do almoço? (12h às 14h)
3.       Quantas Balanças antropométricas de 200 kg em condições de uso?
4.       Quantos Oftalmoscópios em condições de uso?
5.       Preservativo feminino sempre disponível
6.       Por meio do prontuário eletrônico a equipe consegue referenciar usuário para outro serviço? 
7.       Quais desses exames são coletados na unidade?
a.       Exames de sangue
b.      Urina
c.       Fezes
d.      Eletrocardiograma
e.      Exame oftalmológico “Reflexo Vermelho”
8.       A equipe realiza os seguintes procedimentos:
a.       Drenagem de abscesso
b.      Sutura de ferimentos
c.       Lavagem de ouvido
d.      Extração de unha
e.      Medicações injetáveis endovenosas
f.        Inserção de DIU
9.       A equipe utiliza protocolos/critérios para orientação das condutas dos casos atendidos no acolhimento?
10.   No acolhimento a equipes realiza:
a.       Atendimento de urgência
11.   Quais as ações realizadas pelas equipes?
a.       Reabilitação
12.   Há horário fixo de funcionamento da unidade?
13.   Quantos aparelhos de RX odontológico em condições de uso?
14.   Quantos aventais de chumbo com protetor de tireoide em condições de uso?
15.   Quantas caixas de revelação ou outro dispositivo para revelação em condições de uso? 
16.   Colgadura sempre disponível?
17.   Filme radiográfico sempre disponível?
18.   Fixador  e  revelador  ou  outro  dispositivo  para revelação sempre disponível?
19.   Recipiente para descarte de lâmina de chumbo em quantidade suficiente?
20.   A  equipe  investigou  o  perfil  epidemiológico  de saúde bucal da população do território? 
21.   A Equipe de Saúde Bucal realiza discussão de casos e de projetos terapêuticos?
22.   As informações de saúde são registradas no prontuário eletrônico?
23.   Por  meio  do  prontuário  eletrônico  a  Equipe  de Saúde  Bucal  consegue  referenciar  usuário  para outro serviço? 
24.   No acolhimento a Equipe de Saúde Bucal realiza:
a.       Atendimento de urgência (drenagem de abscesso, sutura de ferimentos por trauma, acesso à polpa dentária, pulpotomia, tratamento de alveolite, tratamento inicial de dente traumatizado, outros)
     25. A  equipe  de  saúde  bucal  utiliza  protocolos  que orientem  o  encaminhamento  dos  pacientes       para outros níveis de atenção na rede de saúde?