Cronograma de Fevereiro do Hugo Porfírio da Mota


O que acham desse cronograma? Algumas pessoas questionaram a ausência de demanda livre. Porém todos os dias atendemos esse tipo de demanda, não necessariamente precisa ter um dia exclusivo para os atendimentos do dia para o médico.
Claro que é destinado um pouco menos da metade para demanda espontânea e algumas vezes até mais, dependendo da quantidade de pessoas que chegam na UBS pertencentes ao grupo do dia o cronograma. As demandas urgentes são atendidas no mesmo turno, independente da quantidade de pessoas para o atendimento do dia.
Quando entrei na equipe, tinha um dia exclusivo para demanda espontânea e era uma verdadeira bagunça. Parecia que todos adoeciam no mesmo dia, já estavam adaptados para apenas procurar esse dia.
Também achei interessante colocar um dia para agendamentos da demanda espontânea no cronograma médico, visto que o PEC só considera agendamentos aqueles realizados em dias anteriores. Isso equilibra um dos indicadores do PMAQ de agendamento e demanda espontânea. 
Outra coisa importante foi colocar um dia para realização de exames: seja teste rápido, ECG, sorologias; amarrando um dia da semana, para melhorar um dos padrões estratégicos PMAQ. 
Apesar de não colocar no cronograma as visitas puerperais, essas faço no dia destinado para os exames, outra forma de melhorar os indicadores do PMAQ.                        
O médico tem um turno do mês para o teste do olhinho, como também temos um turno do enfermeiro para manutenção dos PTS em conjunto com o NASF. Caso precise alguma intervenção médica, agendamos o usuário para esse profissional e fazemos uma reunião em outro dia com toda a equipe.