Livro "Auditoria nas Assistências Ambulatorial e Hospitalar no SUS: orientações técnicas"

APRESENTAÇÃO DO LIVRO:
"O  Sistema  Único  de  Saúde  (SUS)  é  uma  rede  de  saúde  hierarquizada,  regionalizada  e descentralizada sob comando único em cada esfera de governo: federal, estadual e municipal. É, pois, um sistema complexo, dinâmico e em constante evolução. Para acompanhar esse processo foram
desenvolvidos diferentes sistemas e redes de informações estratégicas, gerenciais e operacionais.
Nos Sistemas de Informações Ambulatorial (SIA) e Hospitalar (SIH) são registradas a produção e o pagamento de procedimentos realizados pelo SUS que permitem a utilização desses dados em atividades de controle, tais como auditoria.
Esta  publicação  objetiva  apresentar  orientações  técnicas  sobre  auditoria  na  assistência ambulatorial e hospitalar contemplando atualizações dos procedimentos; do arcabouço legal; e dos Sistemas de Informações Ambulatorial (SIA) e Hospitalar (SIH).
Seu conteúdo visa detalhar esses sistemas de informações e trazê-los para a prática da auditoria, principiando na fase analítica, ao realizar uma minuciosa análise dos dados existentes, extrato ideal para se alcançar o resultado almejado na fase operativa. Esta publicação se destina aos auditores do Sistema Nacional de Auditoria do SUS (SNA) 1  contribuindo, assim, para seu fortalecimento.
O Departamento Nacional de Auditoria do SUS – DENASUS/SGEP/MS, coordenador do SNA, elabora e atualiza orientações técnicas sobre temas de interesse da auditoria no âmbito do SUS, bem como colabora para a capacitação dos profissionais e/ou auditores que atuam nessa área."